quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE

PROJETO "O LIXO"
 
PROFESSORAS: MARIA IZABEL PEREIRA FREIRE, BELA FERREIRA DE OLIVEIRA E FERREIRA, MARIA CLEMÊNCIA MIRANDA, NELY LINA DE OLIVEIRA CUNHA E GUILHERMINA APARECIDA FERREIRA BOTELHO.
TURMAS: 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TURNOS: MATUTINO E VESPERTINO
DATA: SETEMBRO DE  2011.


Relatório
Pretende-se com  este relatório expor as questões associadas ao projeto “O LIXO”, desenvolvido pela comunidade escolar da Escola Municipal Professora Áurea Paula de Souza em setembro de 2011.
Durante o desenvolvimento do projeto, que abrangeu professores e demais funcionários da escola, alunos e pais, fez-se um trabalho de conscientização do uso do lixo, procurando desenvolver em toda a comunidade atitudes ecologicamente corretas em relação a preservação do meio ambiente.
Durante todo o processo, a comunidade escolar teve oportunidade de construir o significado da importância do cuidado com o meio ambiente, desenvolvendo atividades de coleta seletiva do lixo, da reciclagem de algumas embalagens, da conservação da limpeza de paredes, carteiras, pátios e arredores da escola, procurando incutir no aluno valores de preservação partindo da sua própria vivência. Dentre todas as atividades desenvolvidas, procuramos enfatizar a reciclagem de materiais presentes no dia-a-dia do aluno e reutilização do lixo orgânico para adubação da horta da nossa escola, horta esta que, além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos educandos enriquece a alimentação dos mesmos. Além das atividades mencionadas foram desenvolvidas também oficinas interdisciplinares, trabalhando textos informativos, textos instrucionais, músicas e coreografias que tratam o tema, panfletos, murais, palestras, poemas, textos, pesquisas, desenhos, produção de textos etc. A horta da escola recebeu espantalhos para defendê-la dos animais sem prejudicá-los. Foram realizadas palestras pela CEMIG, IEF, COPASA e plantio de árvores na escola e em seus arredores. Ainda foram feitos ofícios direcionados à autoridade competente cobrando sua participação no projeto, em destinar à escola lixeiras seletivas.  
 Tivemos participação considerável, em especial, dos pais, atores importantíssimos no processo ensino aprendizagem, pois tivemos a participação de D. Antônia de 70 anos, avó de alunos, que através de materiais recicláveis adquiridos pelos alunos nesta escola, fez um lindo trabalho de arte, como mostra o anexo de imagens.
Dentre as atividades desenvolvidas, especificadamente:
Trabalho com a música “HERDEIROS DO FUTURO”, envolvendo atividades escritas, desenho e coreografia.
Trabalho com o texto instrucional “JOGO DOS COPOS”, envolvendo leitura, escrita e reciclagem.

Segue depoimentos de atores envolvidos no processo:

1-  Claudiane Meireles de Souza, 8 anos, da turma da professora Mª Clemência Miranda:
“Minha avó confecciona as flores feitas com embalagem de iogurte recolhidas na escola e demais locais da cidade, para ajudar no sustento da nossa família, Minha avó cria 03 netos além de 02 filhos que ela possui.”

2- Elany Costa Araujo, mãe de aluno e professora da escola:
“Através do projeto desenvolvido pude perceber atitudes positivas dos alunos e funcionários da escola em relação à limpeza e conservação do patrimônio. Minha filha que estuda aqui levou os conhecimentos para a minha casa e pessoas do bairro. 

Alunos da turma da professora Maria Clemência faz abertura do projeto com uma mensagem para manter a escola limpa .

“POVO DESENVOLVIDO É POVO LIMPO”!






O projeto“O lixo “ foi trabalhado durante o mês de setembro em toda a escola. Alunos, professores e todos os funcionários do turno vespertino tiveram a oportunidade de repassar  a importância da limpeza do ambiente escolar ; a seletiva do lixo, a reciclagem de algumas embalagens, a conservação da limpeza  de paredes, carteiras, pátios e arredores da escola. Levando em consideração o reaproveitamento de embalagens plásticas para a confecção de flores e brinquedos. Neste sentido o processo de ensino aprendizagem estão interligados  um universo mais amplo de conhecimentos através de panfletos, murais, coreografias, palestras, poemas, textos, pesquisas, desenhos, produção de textos etc.



A horta da escola recebeu espantalhos para defender dos animais sem prejudicá-los, criação de detetive da merenda escolar e da limpeza da escola. As palestras feitas pelos órgãos local. Cemig, IEF. Copasa. Plantio de árvores na escola e em seus arredores.



Alunos do 3º Ano em pesquisa de como está a conservação do meio ambiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário