IDENTIFICAÇÃO E CONTEXTO
Título do Projeto
O lixo é um luxo!
Tema
Meio ambiente. O tema foi escolhido por fazer parte do currículo escolar e ser um tema de suma importância para a vida de todos. Também pelo fato de ser cobrado muito, por parte da secretaria municipal de educação e porque os alunos precisam criar hábitos saudáveis sobre o meio ambiente. Depois do recreio e ao final das aulas a sala e o pátio da escola ficam muito sujos. Precisamos criar um hábito de jogar o lixo no lixo e reaproveitá-lo quando possível. Em conversa com os alunos, eles colocaram o que sabiam sobre o tema, o que queriam saber e como iremos buscar essas informações. O projeto está baseado nessas informações.
Fazendo uma síntese do que os alunos colocaram, temos:
1° - O que já sabem sobre o lixo - que ele é reciclável, que é enterrado, que prejudica a natureza, traz doenças.
2° O que gostariam de saber – porque o lixo prejudica a natureza, qual o tempo de decomposição dos materiais, como plástico, latas, papéis; como o lixo é reciclado; como acontece a poluição; como é a coleta seletiva; quantos quilos de lixo produzimos; qual o destino do lixo.
3° - Como gostariam de obter mais conhecimentos sobre o assunto – através da internet, de jornais, Tv, histórias em quadrinhos, desenhos, palestras.
Professor responsável
Alice de Medeiros Netto, Lenir Spínola e Maria Eliene Dias Ramires
Escola e seu contexto
A Escola Municipal Professora Áurea Paula de Souza, iniciou o seu funcionamento no dia 09 de fevereiro do ano de 1998. Está localizada na Avenida Antônio Carlos, 1170 Bairro São Geraldo, na cidade de Salinas-MG. A escola atende a 643 alunos, matriculados em 2010, sendo: 98 1º ano; 108 2º ano; 163 3º ano; 145 4º ano e 129 5º ano. A maioria dos alunos atendidos pela escola é de família de classe sócio econômico baixo, filhos de trabalhadores com renda familiar em torno de um salário mínimo. Grande parte dos alunos reside próximo à escola, os mesmos são moradores dos Bairros: São Geraldo, Progresso, Floresta, Casa Blanca, Vila Sobradinho e Vila Canaã. Alguns alunos residem na zona rural do Município e fazem uso do transporte escolar municipal para chegarem até a escola.
O prédio é composto por: 11 salas de aula; 01biblioteca; 01 secretaria; 01 diretoria; 01 depósito para merenda; 06 sanitários; 01 cantina com refeitório; 01 sala de recursos; 01 sala de supervisão; 01 quadra poli esportiva coberta. Quanto aos recursos pedagógicos disponíveis à escola conta com: 02 aparelhos de TV; 01 aparelho de vídeo cassete; 01 aparelho de DVD; 01 aparelho de som com microfone; 01 antena parabólica; 04 computadores; 01 impressora; jogos pedagógicos variados; livros de literatura infantil; livros e coleções de apoio didático pedagógico e pesquisas.
A referida escola funciona nos três turnos Matutino, Vespertino e Noturno. Seu quadro de funcionários é composto de: 01 diretora; 01 supervisora pedagógica; 01 secretário escolar; 02 auxiliares de secretaria; 37 professoras; 02 inspetores de alunos; 03 vigias; 02 zeladores e serventes escolares. Mais de 95% dos professores possuem curso superior e com pós-graduação – Latu Sensu. Muitos deles trabalham em outras escolas da rede estadual ou particular.
Um grande diferencial no desempenho do trabalho desenvolvido na escola foi à implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) a partir do ano de 2007.O principal foco da escola deve ser o aluno. A missão da escola é servir à comunidade escolar, proporcionar a todos os alunos, oportunidades para desenvolver a criatividade, competência e valores através de um ambiente integrado de aprendizagem; atendimento às necessidades individuais, para que atinjam sua interdependência pessoal e social, através de práticas pedagógicas inovadoras, adaptando-as, avaliando-as e relatando os resultados.
Todo trabalho da escola é acompanhado e assessorado pela equipe de liderança, existem processos com monitoramentos com objetivo de acompanhar, avaliar e melhorar continuamente o trabalho dos profissionais da escola para que os alunos alcancem altos níveis de desenvolvimento.
A maioria dos educadores desta escola procura utilizar métodos e técnicas diferenciadas para desenvolver seu trabalho em sala de aula procurando atender as necessidades de seus educandos, sempre partindo de situações do seu cotidiano para em seguida construir conhecimentos de realidades que ainda não são vividas por eles.
Atualmente a escola está em fase ampliação, estão sendo construídas mais quatro salas de aula, a cozinha está sendo ampliada, juntamente com o refeitório, para um melhor atendimento à demanda. Estamos também aguardando a instalação dos computadores, que irão compor o Laboratório de Informática da Escola.
Série(s) envolvida(s)
Pretendo trabalhar com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, alunos da Professora Lenir.
Caracterização dos alunos envolvidos
A sala do 4° ano da professora Lenir é composta por 22 alunos, sendo onze do sexo masculino e onze do sexo feminino. Desses 22, 09 alunos sabem mexer com computador e outros tem algumas noções de informática. São alunos que moram ao redor da escola.
O tema já foi trabalhado e discutido em sala de aula, pela professora.
PLANEJAMENTO
O quê?
Trabalhar a questão do lixo, como fator prejudicial ao meio ambiente de modo que os alunos alcancem os seguintes objetivos:
Diminuir a produção de lixo, na escola e nas residências, através da reutilização de materiais recicláveis;
Desenvolver nos alunos o hábito de reciclar o lixo;
Buscar informações sobre o que é lixo, seu destino e conseqüências para o meio ambiente;
Servir de agente de transformação da comunidade, sendo multiplicadores do conhecimento adquirido sobre o lixo;
Desenvolver diversos jogos e brinquedos, ou outros objetos, usando materiais recicláveis;
Fazer uso do computador como ferramenta de aprendizagem.
Utilizar ferramentas da internet, para buscar informações sobre o lixo;
Aprender a trabalhar com a ferramenta Webquest
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=21902&id_pagina=1
Por quê?
A geração de resíduos (lixo) é inerente às atividades humanas, inicialmente restringidas em material orgânico – restos de comida – que eram facilmente degradados e reabsorvidos pela natureza. Com o advento da Revolução Industrial, como também da II Guerra Mundial, aconteceu uma grande expansão do consumo, os resíduos se modificaram em quantidade e composição, tornando-se um dos grandes problemas sócio-ambientais da atualidade. A sociedade busca soluções técnicas, como aterros sanitários, incineradores e educação ambiental, realizando campanhas de coleta seletiva e reciclagem.
Como?
Após o diagnóstico inicial, conforme relatado no item sobre como se deu a escolha do tema, temos a seguinte proposta:
É uma proposta de interatividade, onde os alunos irão interagir com o computador, procurando informações sobre a questão do lixo e a reciclagem, para poderem participar da webquest, que será proposta como atividade.
Escolhi essa metodologia, porque são poucos alunos e esse tipo de trabalho nos dá opção de interação com o computador e posso utilizar tanto a pesquisa, na net, como o uso de vídeos, onde as crianças poderão ver e ouvir sobre a questão do lixo, tentando responder aos anseios indicados por elas.
Proponho que os alunos respondam uma Webquest, onde terão a oportunidade de fazer algumas pesquisas na internet e responder algumas questões relacionadas com o tema proposto.
Como forma de expressão e criatividade, os alunos estarão confeccionando jogos, brinquedos e/ou outros objetos, através de sucatas, conforme pesquisaram anteriormente. Todos esses trabalhos serão fotografados e postados no blog da escola, pela professora Eliene.
Vale ressaltar que só a busca da informação não será considerada, pois não buscamos apenas informação, mas sim que essa informação se transforme em conhecimento, para mudança no hábito de se jogar lixo no chão e evitar o desperdício. Para isso propomos discussões em sala de aula, das informações pesquisadas.
Após as pesquisas, discussões e produções dos textos, iremos registrar o trabalho e as fotos no blog da escola, onde os alunos terão a oportunidade de colocar todas as informações pesquisadas sobre o lixo e incentivar a reciclagem. Para a realização desse trabalho, utilizaremos o Laboratório de Informática do Polo UAB - Salinas, na parte do uso de computadores, o que vai tornar a maneira de ensinar e aprender mais significativa, uma vez que nossos alunos já nasceram na era da tecnologia.
Quando?
Este trabalho será desenvolvido em 06 aulas. Uma primeira etapa será de conversa com os alunos, sobre o tema. Levantamento de conhecimentos prévios. Num segundo momento estarão respondendo a Webquest, o que deve acontecer em umas três aulas e por último os alunos estarão usando a criatividade e estarão construindo brinquedos e jogos com sucatas. Posteriormente estaremos disponibilizando no blog da escola, o trabalho feito pelos alunos.
Quem?
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
O quê? Quem? Quando?
Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos Alice/Lenir 2° semana de outubro/2010
Atividade da Webquest Alice/alunos/prof. Lenir 3ª semana de outubro/2010
Produção de textos sobre o assunto Prof. Lenir/alunos 3ª semana de outubro/2010
Confeccção de brinquedos e jogos com sucatas. Alice/Prof.Lenir/Alunos 3ª semana de outubro/2010
Postagem das produções no blog da escola Alice/Prof.Eliene 4ª semana de outubro
Avaliação do projeto Alice/Prof. Lenir 4ª semana de outubro
RECURSOS
Utilizaremos o computador, como uma forma de pesquisarem as informações pretendidas, através do uso de uma webquest, que será elaborada por mim e respondida pelos alunos, no Laboratório do Polo de Apoio Presencial de Salinas, uma vez que o laboratório de informática da escola ainda não está montado. Após as pesquisa e as respostas das webquest, estaremos construindo brinquedos com sucatas, para tanto utilizaremos reportagens da Revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?qu=reciclagem, que estarei discutindo com os alunos e vistas a blogs que mostram como reciclar e fazendo brinquedos.
Na webquest, estaremos contemplando textos sobre o assunto, filmes do youtube, sobre o assunto, voltados para a idade deles, sites para crianças, que tratam dessa questão.
Para me embasar, pesquisarei nos sites:
www.lixo.com.br
www.ambientebrasil.com.br
www.brasilescola.com/geografia/desenvovlimento_sustetavel.html
MONTAGEM
Em primeiro lugar, faremos um levantamento sobre o que os alunos já sabem, o que querem saber e como e onde buscar essas informações.
Num segundo momento levaremos os alunos ao Pólo, para responderem a webquest, que estará tentando responder as indagações dos alunos. Lá eles terão acesso aos computadores e à internet. Explicarei como se faz para responder a webquest. Pedirei que sentem-se em duplas e respondam as questões no caderno.
Discutirei com eles sobre o assunto e procurarei ver se esclareci as dúvidas colocadas por eles, no primeiro momento.
Retornaremos para escola, e na sala de aula conversarei sobre a reciclagem e pedirei que tragam sucatas para a construção dos brinquedos.
Numa próxima aula, estaremos dando “asa à imaginação” e então construiremos os brinquedos com as sucatas.
Faremos uma exposição na escola, dos brinquedos criados pelos alunos.
Por fim, faremos uma avaliação oral da atividade, que chamamos de positivo e delta: positivo é o que foi bom, o que aprendemos e delta o que podemos melhorar. Será feito em um cartaz e pregado na sala de aula. (Essa metodologia é uma ferramenta do SGI – Sistema de Ação Integrado).
AVALIAÇÃO
Para avaliação, usaremos a ferramenta “positivo e delta”, onde os alunos estarão colocando os pontos positivos da atividade e as oportunidades de melhoramento (deltas). Será feito oralmente por mim e colocado num cartaz na sala de aula.
Serão avaliadas, também as respostas dadas a webquest, bem como a participação e o interesse da turma durante o desenvolvimento das atividades.
DEPURAÇÃO E ENSAIO
Caso as três aulas programadas, para a aplicação da webquest não ser suficiente, agendaremos mais um dia no Polo, para terminarmos a atividade. Se algum site da webquest não funcionar, trarei material alternativo, como o livro didático da Coleção conhecer e Crescer de Cristiane Buranello, de língua portuguesa, que os alunos trabalham.
Providenciarei alguma sucatas, caso os alunos não tragam de casa.
Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) da elaboração deste projeto:
Alice de Medeiros Netto
Nenhum comentário:
Postar um comentário